Face

quinta-feira, 27 de abril de 2017

Sindicato pede que Prefeitura de Granja decrete ponto facultativo no dia da greve

Em todo o Ceará, até o momento, 54 prefeituras já assinaram
o decreto liberando seus servidores para a mobilização
(Foto: Reprodução / Fetamce)
O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Granja, no Litoral Oeste do Ceará, requereu nesta quinta-feira (27), junto à Prefeitura local, a decretação de ponto facultativo nesta sexta-feira (28). O objetivo é que a categoria possa participar da mobilização nacional contra as reformas da Previdência e Trabalhista do governo Temer. 
Até o momento, apenas uma passeata está prevista para acontecer na cidade. A caminhada irá percorrer da Praça da Melhor Idade até a Igreja Matriz, a partir das 15h30.
Segundo dados da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce),  54 prefeituras cearenses já decretaram ponto facultativo e cerca de 70 cidades organizaram atos regionais ou municipais liderados pelos sindicatos de servidores e professores no dia da greve. Sem a assinatura do decreto por parte dos prefeitos, funcionários públicos municipais que aderirem à mobilização poderão ter o dia descontado na folha salarial.
Conforme Enedina Soares, presidente da Fetamce, este é o maior movimento conjunto já realizado pela categoria cearense, que só alcançou o direito de formar sindicatos com a Constituição de 1988. “A maior mobilização de rua de nossa categoria mostra que nos quatro cantos de nosso Estado teremos servidores municipais nas ruas para barrar as reformas e os projetos de lei que podem destruir as garantias dos funcionários públicos. Nesta sexta-feira, a classe trabalhadora deve sair de casa na certeza que precisamos derrotar este golpe continuado nos direitos do nosso povo”, enfatiza a dirigente.
Para a sindicalista, as alterações na legislação trabalhista e previdenciária atingem fortemente os municípios, haja vista que as receitas de assalariados e aposentados são os maiores montantes financeiros que circulam nas cidades mais pobres. Na opinião de Enedina Soares, na medida em que as leis apontam para a diminuição de direitos e restrições para as comunidades rurais alcançarem a seguridade social, milhões de reais deixarão de circular nos rincões do país. “As reformas levarão o povo mais sofrido à miséria e vão devolver os municípios para o contexto colonial, com milhares de miseráveis e escravos”, disse.
O prefeito de Farias Brito, no Ceará, José Maria Gomes Pereira (PCdoB), um dos primeiros a assinar o decreto de ponto facultativo na sexta-feira, afirmou: “considerando que no dia 28 de abril acontecerá uma greve geral com abrangência nacional na defesa dos Direitos Trabalhistas e da Previdência” e “considerando que o direito de greve é de titularidade dos trabalhadores, pois compete a eles decidir sobre a oportunidade e os interesses a serem defendidos”. “A greve é um direito social, previsto na Constituição Federal de 1988”, completa o decreto.
Veja lista, conforme Fetamce, dos municípios onde foi decretado ponto facultativo ou servidores foram liberados:

1. Amontada

2. Apuiarés

3. Aratuba (liberou os servidores)

4. Arneiroz

5. Banabuiú

6. Barreira

7. Baturité

8. Capistrano

9. Caririaçu

10. Catunda

11. Cedro

12. Choró

13. Chorozinho

14. Crateús

15. Eusébio

16. Farias Brito

17. Forquilha

18. Frecheirinha

19. General Sampaio

20. Graça

21. Guaiúba

22. Hidrolândia

23. Ibaretama

24. Ibiapina

25. Ibicuitinga

26. Icapuí

27. Icó

28. Iguatu

29. Iracema

30. Itaitinga

31. Itapajé

32. Jaguaribara

33. Jardim

34. Jijoca de Jericoacoara

35. Novo Oriente

36. Orós

37. Pacatuba

38. Palmácia

39. Pentecoste

40. Poranga

41. Quixadá

42. Quixeramobim

43. Salitre

44. Santana do Cariri

45. São Benedito

46. São Gonçalo do Amarante (liberou servidores)

47. Sobral

48. Tamboril

49. Tarrafas

50. Tianguá

51. Tururu

52. Umirim

53. Uruburetama

54. Vázea Alegre (liberou servidores)
Veja requerimento do Sindicato de Granja:

Nenhum comentário:

Postar um comentário