Face

terça-feira, 25 de abril de 2017

Projeto de lei do Senado prevê fim da propaganda política no rádio e TV

(Foto: Ilustrativa/ Reprodução internet)
Está na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado Federal, o Projeto de Lei que propõe a extinção do horário eleitoral e da propaganda partidária gratuita no rádio e televisão. O texto foi apresentado no último dia 18 pelo senador Paulo Bauer (PSDB/SC).
Segundo o autor da proposta, somente nos últimos 12 meses a compensação tributária pelo horário “gratuito” custou cerca de R$ 3,5 bilhões aos cofres públicos. “Como vemos, a propaganda eleitoral e a propaganda partidária só são gratuitas para os partidos políticos”, argumenta Bauer.
Ele afirmou ainda que os programas correspondem a 60% dos gastos das campanhas eleitorais e que há um clamor da sociedade por reduzir esses custos. “Não devemos fazer política ser caminho de enriquecimento de marqueteiro, porque quem ganha com isso é o marqueteiro e quem perde a novela, o noticiário e a música no rádio e na TV é o eleitor”, disse.
O projeto no Senado pondera também que hoje boa parte da campanha é feita nas redes sociais e que já há regulamentação para a propaganda na internet. Para Paulo Bauer, "é preciso estimular os partidos e candidatos a voltarem às ruas para um contato maior com a população, o que está deixando de ocorrer em face do excesso de marketagem promovido pela propaganda no rádio e na televisão, cujos altíssimos custos têm ainda favorecido a corrupção e a “lavagem” de dinheiro”.
Consulta
O PLS 108/2017 também é objeto de consulta no site do Senado. Na votação aberta, a maioria dos internautas, até então, é a favor de acabar com as propagandas políticas. 

Fonte:  www.em.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário