Face

sábado, 11 de fevereiro de 2017

Chuva de 70 milímetros alaga ruas e causa transtornos em Granja

Na favela do Oiteiro, as margens da CE 085, a água invadiu
  casas (Fotos: Franco Oliveira)
Choveu bem nas últimas 24 horas em Granja, a 329,4 km de Fortaleza. De acordo com dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), as maiores precipitações foram registradas na sede do município e nos distritos de Sambaíba e de Pessoa Anta, que acumularam, respectivamente, 70.0, 35.2 e 32.0 milímetros.
Na sede, a chuva forte acompanhada de raios e trovoadas começou pouco antes do meio-dia e entrou pela tarde desta sexta-feira (10). Ruas foram alagadas e transtornos causados aos moradores. Alguns deles também reclamam de prejuízos financeiros por causa da queima de eletrodomésticos devido a queda de um raio próximo a uma torre de telefonia celular, no bairro Alto do Posto. Pelo mesmo motivo, outros se queixam de estarem sem os sinais de TV e internet.
Na favela do Oiteiro, as margens da CE 085, a água invadiu casas e seus habitantes tiveram que agir rápido para salvar móveis. Outras ficaram ilhadas. Muitas das residências são de taipas. O problema é antigo e a cada chuva forte a comunidade passa pelo mesmo sufoco.
Por outro lado, a precipitação registrada na cidade fez a Barragem Lima Brandão sangrar pela segunda vez em 2017 (ver vídeo abaixo). Só que desta vez com a lâmina maior do que a sangria do dia 3 de janeiro.
Segundo a Funceme, o volume registrado pelo pluviométrico instalado no centro da cidade foi o oitavo entre os postos do Litoral Norte que registraram chuvas, das 7h de ontem (10) ao mesmo horário deste sábado (11). O maior foi em Icaraí da Amontada, em Amontada, que atingiu 116.0 mm. Santa Cruz e Barra Das Moitas, também no mesmo município, acumularam 108. 0 mm.
Na cidade de Chaval, a chuva foi de 95.0 mm. Também choveu em Martinópole (76.0 mm), Senador Sá (72.0 mm), Paracuá/Uruoca (70.0 mm), Barroquinha (65.3 mm), Camocim (65.0 mm) e Moraújo (63.0 mm).
No mesmo período, conforme ainda a Funceme, foram registradas chuvas em 127 dos 184 municípios cearenses. A maior delas foi no posto Tucunduba, em Caucaia, com 168 milímetros. Em seguida vem Tauá (152.0 mm) e Itaitinga (122.0 mm).
Previsão
Para este sábado (11), nebulosidade variável com chuva em todo o estado do Ceará no decorrer do dia. No domingo (12), céu nublado com chuva em todas as regiões do estado ao longo do dia.
Imagens da favela do Oiteiro 
Vídeo da sangria da Barragem Lima Brandão 
As 10 maiores chuvas das 7h de ontem às 7h deste sábado (11)

Nenhum comentário:

Postar um comentário