Face

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Vereadora de Granja requer dia "D" de prevenção do câncer uterino e de mama no município

Rosa Helena (PSD) teve o requerimento aprovado por unanimidade 
durante a Sessão Ordinária, realizada na última quarta-feira (27)
(Foto: Reprodução/Internet)
A vereadora Rosa Helena (PSD) requereu à presidência da Câmara Municipal  o envio de ofício ao Chefe do Executivo para que seja instituído o Dia "D" de prevenção do câncer uterino e de mama em todo o território de Granja, no Litoral Oeste do Ceará. A ação seria desenvolvida pela Secretaria de Saúde do município.
Em sua justificativa a parlamentar destacou que, por conhecer alguns casos da doença em pessoas próximas, a data seria importante para que fosse feita uma mobilização visando conscientizar a população feminina do município para a problemática, que hoje afeta o mundo inteiro. O requerimento foi aprovado por unanimidade durante a Sessão Ordinária, realizada na última quarta-feira (27).
Previsões
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), se não houver mudança de alguns hábitos do brasileiro e nem investimentos em prevenção, mais de 57 mil casos de câncer de mama podem ser diagnosticados neste ano em todo o País. No Ceará, a estimativa é o surgimento de 2.060 casos em 2014.
Em relação ao câncer de útero, a previsão do Inca é o aparecimento de 15.590 novos casos em todo o território nacional. No Ceará, a doença pode atingir 930 mulheres.
Contato
Na manhã desta sexta-feira (29), a reportagem da Folha Granjense esteve na Secretaria de Saúde de Granja para saber sobre os programas ora desenvolvidos pela pasta para o combate dos dois tipos da doença no município. Porém, foi informada que a secretária, Rejane Holanda, encontra-se de licença médica e a  coordenadora da Atenção Básica, Patrícia Dutra, estava participando de uma capacitação em Sobral.


Nenhum comentário:

Postar um comentário